Páginas

4 de nov. de 2011

O Ministério da Saúde informa: #LulanoSUS

Depois que o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com câncer na laringe, surgir uma campanha nas redes sociais para que o tratamento fosse feito no Sistema Ùnico de Saúde (SUS). Várias páginas foram criadas com a campanha e a hashtag #LulanoSUS foi usada no Twitter.


Com a campanha crescendo na rede, segundo dados do Ministério da Saúde, o SUS atende 80% dos tratamentos de câncer no Brasil. São cerca de 30 milhões de procedimentos para tratamentos do cancêr realizados por ano e que apesar do  Hospital Sírio Libânes não fazer atendimento pelo SUS, os médico que integram a equipe de atendimento do ex-presidente atuam em hospitais do SUS. 

Numa coletiva o ministro da saúde disse sobre o câncer do ex-presidente e da polêmica:

 “O presidente Lula, que já enfrentou tantos outros preconceitos, da forma como ele está lidando com o enfrentamento do tratamento, vai superar mais um preconceito, sobre o câncer. Às vezes, as pessoas têm até medo de falar o nome da doença. O câncer tem cura”, ressaltou o ministro. “Mais de 2,5 milhões procedimentos para o tratamento de câncer são feitos por mês no Sistema Único de Saúde. São quase 30 milhões de procedimentos por ano. Muitas pessoas estão se tratando de câncer no país e se curando”.
O ex-presidente Lula teve um câncer de laringe diagnosticado no último final de semana. O tratamento de quimioterapia começaria nesta segunda-feira, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo (SP). O tratamento ao qual o ex-presidente está sendo submetido também pode ser realizado pela população em geral no SUS. (Portal Saúde)

É a teia mostrando sua força...