Pelo menos no Estados Unidos, a campanha para reeleição de Barack Obama já começou. Nesta semana, o time de campanha do atual presidente distribuiu mensagens divulgando o endereço do Tumblr, uma nova ferramenta que vem sendo usada como estratégia para conseguir votos para eleição norte-americana em 2012.
Para não dizer que as campanhas eleitorais na web começaram a pouco tempo, abaixo alguns momentos da política na web nos EUA:
1994: A senadora Dianne Feinstein, da Califórnia, lança o primeiro site de campanha na Web.
1994: A senadora Dianne Feinstein, da Califórnia, lança o primeiro site de campanha na Web.
1996: No debate televisionado, o candidato presidencial Bob Dole dá o endereço errado de seu site na Web.
1998: O ex-lutador profissional, Jesse Ventura, usa o e-mail para obter apoio na disputa em sua surpreendente vitória como governador de Minnesota.
2000: O candidato a presidente, John McCain, prova que a Web é uma poderosa ferramenta de levantamento de fundos.
2002: Milhões de norte-americanos se voltam para a Web como sua fonte primária de informações políticas.
2004: O candidato a presidente, Howard Dean, usa blogs e sites de rede social como o Meetup.com para lançar uma campanha de base abrangente.
2006: O vídeo da Internet se torna uma parte integral dos sites de campanha.
2007: Cada candidato presidencial tem uma página no MySpace e no Facebook.